"♫Cristo falou comigo no toque do berimbau ♪"
Vale notar aqui que este é apenas um pequeno estudo e não reflete a verdade absoluta e completa sobre toques de berimbau na capoeira. É apenas uma matéria ilustrativa do site.
No jogo de capoeira , toques são os ritmos jogados no berimbau . Muitos toques estão associados com um jogo específico (ou seja, estilo e velocidade de jogo), embora as organizações diferem em como jogar cada toque. Toques de capoeira têm suas raízes na música rítmica Africano , que foi modificada e desenvolvida entre os escravos do Brasil .
Conteúdo |
Alguns dos toques mais importantes são descritos abaixo, inclusive, toques tradicionais, e os criados ou popularizados por Mestre Bimba , que foi responsável por avanços significativos para moderna capoeira.
Considerado o toque mais antiga e tradicional. Usado para o jogo Angola, um desempenho lento, onde os jogadores demonstram equilíbrio e expressão corporal. Usado com o São Bento Pequeno toque. Tempo pode variar de lenta a moderadamente rápido.
As imagens são fornecidas abaixo para ilustrar a estrutura deste toque comum.
Algumas variações comuns desempenhado pela viola:
Uma nota sobre a notação:
Também conhecido como São Bento Pequeno ou Angola invertido (porque substitui a nota alta do toque Angola com o baixo e vice-versa). Um jogo, feche rápido. São Bento Pequeno às vezes também é jogado como um contra-toque (uma inversão do gunga) pelo berimbau medio.
Variações são o mesmo que acima, mas com tons de Alta e Baixa trocados.
Este é um jogo muito rápido jogado com movimentos amplos. Varreduras do pé e baixos são comuns em levar este jogo. O toque é idêntica à São Bento Pequeno, exceto que a pausa quarto nota passa a ter uma nota solto adicionais (ou seja, a nota aberta atingiu abaixo do nível da moeda) eo ritmo é mais rápido.
Um toque usado para o não muitas vezes visto "dinheiro" do jogo, onde os jogadores tentam pegar uma bolsa de moedas colocadas no centro da roda com a boca, a melodia imita o corrido Santa Maria, Mãe de Deus. O corrido apanha Laranja sem Chão Tico Tico (nao levas com mao, so com pé UO com bico) dá regra geral para o jogo: use a boca e os pés, e não suas mãos.
Originalmente usado para alertar os jogadores que a polícia estava chegando, o toque imita o galope dos cavalos (e alguns dizem que soa como uma sirene da polícia)
Esse ritmo vem do tradicional Sambas de Roda da Bahia e é talvez o mais velho dos toques listados. É utilizado como uma variação toque para o berimbau viola, bem como para uma celebração pós-roda.
Muitas vezes chamado de São Bento Grande de Regional ou simplesmente Regional. Mestre Bimba 's do jogo, rápido, muitas vezes explosivo visto em exposições.
Iúna é um toque de guitarra viola utilizado na sambas do Recôncavo, Bahia. Bimba, que ele mesmo era um mestre realizado da viola de samba, trouxe à capoeira como um toque de berimbau. Alguns dizem que é também na imitação do canto do pássaro Iúna é. Este toque pode ser sinal de um jogo de ritmo médio com ênfase quase que inteiramente em acrobacias e geralmente jogado com ampla distância entre os parceiros. Tradicionalmente este jogo é jogado apenas por graduados (alunos experientes) e em muitas escolas só pode ser reproduzido quando um Mestre está presente.
Ele geralmente alterna entre uma de um conjunto de variações e uma medida repetida comum.
Frase 1:
Frase 2:
Frase 3:
Frase 4:
Em muitas escolas jogou muito perto e com muita decepção. Algumas escolas jogar isso como um jogo mais lento, mais seguro Regional.
Um jogo lento, mas poderoso. Outro dos toques de Mestre Bimba, o jogo que acompanha é jogado com facas / lâminas de barbear.
Amazonas: Um toque acolhedor usado para cumprimentar visitar Mestres e convidados em algumas escolas Regional e Contemporânea. Não tem nenhum jogo tradicionalmente associados que Mestre Camisa está actualmente a desenvolver um jogo que imita os movimentos de animais da Amazônia.
Três versões abaixo:
NB. Este toque é também chamado de Santa Maria de Angola, em algumas circunstâncias e é idêntico ao São Bento Grande de Bimba Mestre. O que diferencia toques em casos como este é o propósito específico para o qual está sendo jogado.
Criado por Mestre Suassuna. Como Angola, mas mais rápido. Há apenas algumas vezes batendo palmas ou cantando.
Mestre Suassuna: "O jogo do miudinho está gerando controvérsia porque ele está sendo mal interpretado As pessoas estão pensando que é uma capoeira nova, e não é nada que eu simplesmente resgatou uma capoeira mais antigos, modernizou a forma de jogar, mudou as sequências .... . o nome miudinho surgiu porque eu estava observando que os capoeiristas estavam jogando muito distantes uns dos outros e no nosso tempo nós jogamos muito perto, portanto, eu disse às pessoas: 'Eu quero o jogo mais minutos, mais perto, jogar muito pequena.' Então, eu criei um toque no berimbau. Miudinho não é uma capoeira nova, é uma maneira diferente para mostrar capoeira. Assim como os jogos de Iuna e São Bento Grande existir, o jogo do miudinho existe. "