"♫Cristo falou comigo no toque do berimbau ♪"
A Lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Por exemplo, os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.
O Centro de Cultura Vale do Sal Maricá – meu Projeto de Vida, vem contribuir para a nossa cultura promovendo o Feijão da Isabel. Tal atividade consiste em um evento de capoeira acompanhado de uma deliciosa feijoada ( prato típico dos escravos, feito originalmente de feijão e partes “menos nobre” do porco) .
O evento marcado geralmente para maio é a maneira de memorizar uma data histórica e ajudar no conteúdo de história dos alunos, visto que nossos alunos estão no ensino fundamental e a Abolição da escravatura é matéria desta fase.
Marcado para dia 18 de maio as 10 horas no Colégio Manhães em Itaipuaçú Maricá, Localizado à rua 36 , quadra 412 , lote 2 o Feijão da Isabel, tem como objetivo além de uma boa roda de capoeira, promover alguns alunos ( mudança de graduação), fazer uma apresentação infantil de samba de roda e finalizar com uma roda de samba ( pagode).