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capoeira regional

 

 

Capoeira regional, também conhecida como capoeira regional de Bimba,é um estilo de capoeira criado entre o final da década de 1920 e início da década de 1930 por Manuel dos Reis Machado, o Bimba.

 

Características marciais

Originalmente chamada de luta regional baiana, o estilo tem ênfase na marcialidade e seus pilares são a capoeira primitiva (mais tarde chamada de capoeira de Angola, por uma questão de identidade e para contrapor a recente notoriedade do novo estilo criado por Bimba) e o batuque (samba-luta), somados, claro, à genialidade de Mestre Bimba. Trata-se de uma versão mais enxuta da capoeira tradicional, incorporando também alguns poucos movimentos de outras artes marciais.

Bimba criou seqüências pré-definidas de ataque, defesa e contra-ataque, com movimentos mais objetivos e eficientes, tendo poucos floreios rasteiros. Para certificar-se da eficiência de seu novo estilo, Bimba costumava armar emboscadas surpresa para seus alunos formados, podendo avaliá-los em uma situação real.

 

 

Coerente com a natureza dinâmica da capoeira, a regional foi concebida como uma "obra aberta", culturalmente elástica, com capacidade para integrar-se com outras culturas, influenciar e recepcionar influências, experimentar novos inventos, preservando, contudo, sua originalidade, a integridade dos seus princípios, fundamentos e sua relação mítica com a cultura negra: ginga, manha (malícia), música, culto à ancestralidade e religiosidade.

A capoeira regional não se caracterizou, exclusivamente, como uma nova forma de jogar capoeira, mas teve implicações de outras ordens. Modificou os modos de relacionamento da capoeira com a sociedade que a reprimia. Reconhecida pelo então presidente da república Getúlio Vargas como único esporte verdadeiramente nacional, ganhou proteção jurídica e estendeu as possibilidades para a sua prática, penetrando em espaços sociais solidificados (academias, escolas, clubes sociais, quartéis, palácio do governo, entre outros).

Estabeleceu a capoeira como um ofício, dando dignidade profissional a sua prática, através de suas atividades (aulas, shows e apresentações). E ganhou rigor pedagógico, criando um sistema para sua transmissão e o primeiro método de ensino de capoeira do mundo.

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